Acev - Social

Notícias - Acev Igreja

07/01/2018 | Autor: Pr John Philip Medcraft

ACEV 80 Anos: "Eis-me aqui, envia-me!"

O compromisso com missão integral continua.

Este é o 80º ano da história da igreja e missão Ação Evangélica (ACEV), pela graça de Deus. É uma marca significativa para uma igreja que tem sua sede, há 70 anos, aqui em Patos, no sertão da Paraíba, depois de seus 10 anos iniciais em Princesa Isabel. Embora que talvez estrategicamente, em termos nacionais, a sede num centro maior teria sido importante, mas a verdade é que o fato que a nossa sede sempre foi e continua sendo no sertão nordestino é um símbolo importante do profundo compromisso da ACEV com o sertão muito antes de muitas denominações acordaram às necessidades do interior do Nordeste, e muito menos antes de quererem investir por aqui.

Como a ACEV diz desde o início – a ACEV vai aonde ninguém quer ir - eu acrescentaria hoje neste 80º ano: a ACEV também fica onde poucos querem ficar!

E foi esta longa experiência e compromisso com o sertão nordestino que foi cada vez mais mostrando à liderança e membros da ACEV que a missão da igreja tinha que ser integral. Pois convivendo com a realidade do sertão, não só de “visita de beija-flor”, e sim morando e convivendo e compartilhando o tempo todo, nós percebemos que é importante pregar e praticar o Evangelho – é essencial falar e fazer o Evangelho, e que a ação fale mais alto do que as palavras.

Assim a Epístola de Tiago 2:14-17 foi um profundo desafio para nós vivendo na realidade sertaneja:
14 De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?
15 Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia
16 e um de vocês lhe disser: “Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se”, sem, porém, lhe dar nada, de que adianta isso?
17 Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.

Assim chegamos a dizer, com William Booth, que fé e obras são as duas pernas da igreja com que a igreja marcha. Pular numa perna só, estilo Saci Pererê, produz igrejas desequilibradas que faltam expressar o amor de Deus em palavra e em ação. Só palavra é desequilíbrio. Só ação é desequilíbrio. Tem que haver a conjuntura integral de falar e fazer.  Como 1 João 3:16-20 diz:

16 Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.
17 Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?
18 Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.
19 Assim saberemos que somos da verdade; e tranquilizaremos o nosso coração diante dele
20 quando o nosso coração nos condenar. Porque Deus é maior do que o nosso coração e sabe todas as coisas.

Neste 80º ano da ACEV louvamos a Deus por tudo realizado até hoje. Glorificamos a Deus pelos milhares de vidas transformadas pelo Evangelho. Lembramos com gratidão de todos os livramentos dados por Deus e por todos os pioneiros, pastores, missionárias, evangelistas, presbíteros, diáconos, líderes e participantes de ministérios e ações locais, coordenadores e apoiadores de projetos, membros e congregados de todas as nossas igrejas e congregações. 

Mas também declaramos nesta noite que: O compromisso com Missão Integral continua! Não vivemos no passado e sim declaramos o nosso compromisso para o presente e futuro que o compromisso com Missão Integral continua. Assim construindo em cima da experiência de 80 anos queremos ir mais longe e mais alto com Deus – e dizemos ao Senhor este ano: “Eis me aqui Senhor, envia-me”! 

Deixamos claro que Missão Integral NÃO é ação social! Missão Integral envolve ação social como um dos seus componentes. Missão Integral também NÃO é ação evangelística! Missão Integral envolve ação evangelística como um dos seus componentes. Ainda Missão Integral NÃO é ação eclesiástica ensinando e cuidando do rebanho de Deus! 

Missão Integral é a integração destas três ações – evangelística, eclesiástica e social - na vivência e expressão do Evangelho Integral ou do Reino de Deus!

E nesta noite Deus pergunta a todos, com Isaias, depois de 80 anos de ACEV – e agora? “Quem enviarei? Quem irá por nós”?

Pois as necessidades são gigantes hoje – até maiores de que 80 anos atrás! Pois tome, por exemplo, a população de Patos hoje em comparação com quando mudamos a sede para Patos, há 70 anos atrás. Pois em 1948, Pr. Eduardo afirmou em um relatório que Patos tinha uma população de 12,176. Hoje tem 107,790! Um aumento de cerca de 780%! E isso é só usando Patos como exemplo.

Os desafios hoje são maiores e mais complexos, mas o mesmo Deus que esteve com os pioneiros da ACEV é o mesmo Deus que está conosco hoje e ele pergunta: “Quem enviarei? Quem irá por nós”?

Eu espero que você vai responder a Deus nesta noite: “Eis-me aqui Senhor, envia-me”!

Para a nossa igreja aqui em Patos vamos pensar em alguns dos desafios: Iniciar uma congregação na nossa escola no Jatobá - “Eis-me aqui Senhor, envia-me!” Desenvolver a congregação em Ipueira (RN) - “Quem enviarei? Quem irá por nós?” Grupo de Apoio para uma vida sem drogas (com nova capacitação em março) - “Eis-me aqui Senhor, envia-me!” Projeto Flor do Sertão. Desenvolvimento dos ministérios da igreja em geral etc. “Eis-me aqui Senhor, envia-me”!

Mas o desafio daqui pra frente não é só no sentido de desenvolvimento de trabalhos, projetos e ministérios pra fora! Pois missão integral é também pra dentro! Missão integral não é só fazer e sim ser.

“Quem enviarei? Quem irá por nós”? “Eis-me aqui Senhor, envia-me”! 

Na realidade missão integral pra fora só funciona através de missão integral pra dentro. E o desafio pra nós neste ano neste sentido é pra ser mais crente, mais espiritual, com mais amor, mais perdão, mais humildade, mais mansidão, mais alegria no Senhor, mais paz, mais oração, mais meditação na Palavra, mais boa leitura, mais edificação, mais união e mais estabilidade espiritual.

Nós não queremos ser Acevianos tipo Algaroba sem estabilidade e que caem com qualquer vento ou chuva. Queremos ser Cristãos firmes e fortes com estabilidade na Rocha que é Cristo! Queremos ser, como diz Salmo 1:3:

3 É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!

Eu que sou naturalista, isto é, quem observa a natureza, vejo no meio da seca atual certas árvores sempre verdes como a Jucá, o Juazeiro e a Feijão Bravo. E eu venho passando as minhas observações para a Prof. Dra. Carminha da UFCG sobre a proliferação da árvore Feijão Bravo que está aumentando muito e que continua sempre verde no meio da seca e sol quente – e ela me disse uma coisa interessante. É que se você vê a muda de 20 cm verde nascida você pode ter certeza que abaixo do solo tem 80 cm (quatro vezes mais) de raízes – e este ano vou acompanhar um experimento sobre isso em laboratório medindo o crescimento da árvore Feijão Bravo. 

E meu irmão, proponho para todos nós este ano ser como o segredo da vida frutífera e abençoada dedicada em missão integral deste ano! Pois missão integral pra fora só funciona se primeiro é enraizada por dentro. Proponho que o segredo da vida espiritual frutífera e estável é ter quatro vezes mais raízes de que externamente se vê.

“Eis me aqui Senhor, envia-me” para ter raízes mais profundas na oração, no Espírito Santo, na verdade da Palavra e no fruto do Espírito para que possamos realizar a obra de Deus enfrentando todas as oposições do maligno – seja no evangelismo do Avanço [Missionário] ou no Projeto Flor do Sertão, ou no Grupo de Apoio ‘para uma vida sem drogas’ ou em qualquer outro aspecto da missão integral desta igreja! 

Missão Integral tem que ser com raízes profundas pra dentro de Cristo para ser efetiva pra fora no mundo que tanto precisa do Evangelho Integral! Só conseguiremos transmitir pra fora a integralidade do Evangelho e nós estejamos integralmente em Cristo e integralmente vivendo a vida Cristã!

“Eis me aqui Senhor, envia-me”. O compromisso de missão integral continua dentro de mim e através da minha vida para a glória do Senhor!

Amém.

*Mensagem do culto do dia 07 de janeiro de 2018, realizado na ACEV Patos (PB).



Parceiros

  • Cruz Azul do Brasil
  • Compassion
  • Renas
  • Borda Comunicação
  • Rede Miquéias Brasil
  • Igreja Comunidade Atos (Londrina PR)
  • Paralelo 10 | Ultimato
  • Missão Juvep
  • Seminário Teológico Evangélico Bétel Brasileiro
  • EAB
  • Tearfund
  • FTSA - Faculdade Teológica Sul Americana
  • Aliança Evangélica

Assine Nosso Boletim Informativo

Redes Sociais

Flickr Blogger Youtube Twitter Facebook

© Copyright Acev - 2013 | Todos os Direitos Reservados

Borda Comunicação